Você está visualizando atualmente Tucídides e a Covid

Tucídides e a Covid

O jogo de vídeo “Assassin’s Creed“, lançado em 2018, foi pensado em cima da Guerra do Peloponeso. Nessa imagem, o símbolo que aparece bem no meio é uma letra lambda.

Esse era o símbolo que os espartanos usavam no escudo, por serem eles de origem lacedemônia e a primeira letra dessa palavra ser um lambda l, L), nosso L.

Só em 2015, soube-se com certeza científica Atenas perdeu essa guerra para Esparta por causa de uma epidemia de tifo. Tucídides tinha razão. Em seu Guerra do Peloponeso, nosso 1º historiador explica as razões da guerra, descreve a guerra em suas etapas mais importantes e fala da peste que dizimou a brilhante Atenas.

O que mais impressiona é a atualidade do relato. Mais do que reconhecer no texto o sentido da guerra como ela ainda acontece, hoje, em tempos de pandemia, impressiona sua análise objetiva da miséria humana e da derrocada social, com a epidemia devastando Atenas por dentro e fazendo-a perder a luta fora.  Com a descrição minuciosa dos sintomas e da evolução da doença, a incerteza e o medo que fazem as pessoas desrespeitar as normas da cidade, em favor de seus próprios interesses mais imediatos. Exatamente como entre nós. E, bem mostra Tucídides, quando o cidadão desvaria, a cidade desmorona.

Marly N Peres