Você está visualizando atualmente As consequências do stress crônico para a saúde

As consequências do stress crônico para a saúde

Estamos com frequência expostos a situações e informações que geram respostas de stress e comprometem tanto a saúde física como emocional. A fisioterapeuta Claudete Stabile Ribeiro Romaniszen, que trabalha com a técnica francesa de Microfisioterapia, avalia as consequências destas reações no organismo :

“Quando passamos por algo que nos ameaça, acionamos o sistema nervoso simpático, e o corpo fica pronto para fugir, lutar ou ainda se paralisar. Passado o susto ou a sensação de ameaça, volta-se ao estado normal. Quando esta situação se mantém, pode levar ao quadro de stress crônico com descarga hormonal permanente, alterando a fisiologia do corpo.

O aumento de hormônios como cortisol e adrenalina liberados nesse processo, podem predispor ao desenvolvimento de várias patologias como hipertensão, doenças cardíacas, crises de ansiedade ou pânico, diabetes, diminuição da imunidade, transtornos no aparelho digestivo, fadiga crônica, insônia, bruxismo, fibromialgia, entre outros. No tratamento com a Microfisioterapia, buscamos as marcas das causas e consequências deste processo e apresentamos ao corpo a possibilidade de uma autorregulação”, explica Claudete.