Paciência, coração

Na "Odisséia", quando Odisseu (Ulisses) consegue finalmente voltar para casa e vê sua amada Penélope cercada de pretendentes prontos para ocupar seu lugar, ele diz baixinho “Paciência, coração” (τέτλαθι δή, κραδίη), como se estivesse falando com ela. Na vida é a mesma coisa: nem sempre é fácil, mas em certas…

Continue lendoPaciência, coração

Cabeça erguida

Olhando por cima da melancolia envergonhada feita de medos e superstições e proibições e castigos e fogueiras e ignorância, a genialidade humana soube enxergar em seu passado a centelha de uma cultura sábia mas que não nega a vida.   Uma cultura sem vergonha, sem pecado, sem medo : com respeito,…

Continue lendoCabeça erguida

Heitor, o turco

Quero falar sobre a importância da geografia quando lemos uma história baseada na realidade. Heitor, personagem de Homero, é meu herói preferido da literatura ocidental. E na minha imaginação, bem antes do filme "Tróia", com Eric Bana, eu nunca o imaginava como um turco, nem como heleno. Pensava nele como…

Continue lendoHeitor, o turco

A maçã

Tem uma maçã bem anterior à que dizem que Eva comeu. A que provocou a Guerra de Tróia. Na verdade, por causa de um concurso de beleza. Certa vez, todos os Deuses do Olimpo estavam reunidos numa festa de casamento. Éris, a Deusa da discórdia, estava furiosa porque não tinha…

Continue lendoA maçã

Zeus, o Todo-poderoso

Quando observamos Zeus, o maior Deus do Olimpo, filho de Reia e Chronos, vemos claramente que ele é o mais forte e corajoso, por isso é o soberano. Isso é muito claro em uma passagem da "Ilíada", na qual ele afirma sua superioridade, por força, sobre Poseidon e Hades. A…

Continue lendoZeus, o Todo-poderoso

Hermès, associações

A Filosofia e a Grécia fazem parte da nossa vida de todo dia e não reparamos. Um bom exemplo disso é a marca francesa Hermès. O nome é uma alusão ao nome de Hermes, o Deus mensageiro que tem asinhas nos pés. Só o que muda é a pronúncia, porque…

Continue lendoHermès, associações

Quem pode mais, pode menos

A frase é de Aristóteles (século -IV) em "Sobre o céu". Essa formulação é das mais importantes de toda a História da Filosofia, pois resume, em palavras tão simples, pontos essenciais do pensamento do Mestre : a primazia da gradação e da continuidade. Nessa obra ele define os limites do que…

Continue lendoQuem pode mais, pode menos