Você está visualizando atualmente A maçã

A maçã

Tem uma maçã bem anterior à que dizem que Eva comeu. A que provocou a Guerra de Tróia. Na verdade, por causa de um concurso de beleza.

Certa vez, todos os Deuses do Olimpo estavam reunidos numa festa de casamento. Éris, a Deusa da discórdia, estava furiosa porque não tinha sido convidada e lançou uma maçã no meio do salão, dizendo que aquela maçã, literalmente o pomo da discórdia, caberia à Deusa mais bela. Pronto, a confusão estava armada ! As Deusas fizeram tanta confusão quanto a mulherada.

Então Zeus, que de bobo não tem nada, para acabar com a confusão e também não ser o responsável por decidir qual Deusa era a mais bonita de todas, decidiu que um tal de Páris seria o juiz do concurso.

Aí a coisa complicou mais um pouquinho, porque a decisão tinha que ser tomada escolhendo uma das 3 Deusas mais importantes do Olimpo : Athena (a da sabedoria, da justiça e do estratagema), Hera (a do casamento) e Afrodite (a do amor sensual).

Athena ofereceu a Páris sabedoria e a invencibilidade na guerra, Hera ofereceu ao jovem príncipe poder, e Afrodite ofereceu a ele o amor da mortal mais bonita do mundo, Helena. Adivinhem quem ficou com a maçã…

Obviamente foi Afrodite. Então, a partir de agora, quando ouvirem histórias de princesas e maçãs envenenadas, como a da história da Branca de Neve, lembrem-se que ela veio da Grécia, como muitas outras.

Um tempinho depois disso tudo começou a guerra de todas as guerras, um conflito bem pior do que divórcio litigioso, pois envolveu toda a Hélade (tardiamente chamada de Grécia).

Sobre outros aspectos dessa questão, veja Tróia e a OTAN, Eurásia, Cavalo de Tróia.

Juliana Carvalho Ferrari