A Vitória nem sempre cabe ao melhor, ao mais capaz. Tantas vezes ela nos parece injusta…
Uma marca famosa, de artigos desportivos, sabe da importância de um símbolo e não por acaso usa o nome da Deusa Nikê (Vitória, em grego) e o desenho do perfil de uma de suas asas como logotipo.
Ela é aquela imagem dourada que Athena carrega com ela, simbolizando que a Justiça e os valores da civilização sempre vencem.
Mas e nós, pobres mortais ? Como obter os louros da Vitória que ela traz na mão ? Como construir uma carreira bem-sucedida, como levar aquele projeto adiante e com êxito ?
Se nos inspirarmos no mito e seus conselhos cifrados, de bem viver, fica mais fácil. Athena também é a Deusa do estratagema, da sabedoria (de todos os Deuses, é a que mais atributos tem). Quanto à Vitória que a acompanha, ela é filha de Estige, o rio das profundezas em nome de cujas águas se fazem os juramentos solenes, aqueles que não se pode deixar de cumprir.
E você conhece alguém que vence sem ter feito um juramento solene a si mesmo, a suas profundezas ? E que não tenha um estratagema bem pensado ? E que, como Athena, tenha foco, disciplina e controle emocional ?
Pense nisso e que Nikê possa brilhar !
Marly Peres