Você sabia que além do magistral Homero, no início da cultura Ocidental também temos Hesíodo, que faz uma tremenda árvore genealógica, na qual todo mundo se cruza ? Um panteão (todos os Deuses, pan theos).
Ele nos conta que no princípio era o logos (não, não era o Verbo). E que tudo começa com 3 forças naturais, o Caos, princípio masculino, a Terra, princípio feminino e Eros, princípio neutro.
Nessa ordem. O Caos é essa força que hoje chamamos de Big Bang. A desordem, onde nasce uma prole que não vai vingar, porque a metáfora é a de que masculino + feminino = novo ser. Tanto que Eros não gera nada, ele só impulsiona o masculino e o feminino na direção um do outro, para que a vida aconteça.
A Terra nasce no Caos e não do Caos, o que é bem diferente. Pense no movimento de gazes em expansão e contração que geraram os planetas, é bem isso. Ora, a Terra é que gera toda uma linhagem que vai culminar no humano.
A metáfora é clara. Gaia, a Terra, arranca de seu ventre 3 filhos, o Céu (Urano), a Onda do Mar (Ponto) e as Montanhas (Urais). Depois ela se deita com cada um e gera 3 levas de filhos. Uma dessas levas de filhos são os 12 Titãs. Eles se unem entre si, porque são 6 masculinos e 6 femininos, e vão gerando as muitas divindades. Que também vão continuar se unindo entre si etc.
São 3 gerações divinas. Divinas porque primordiais, porque elementares.
Porque somos todos feitos de caos, de firmeza e de pulsão erótica.
Porque a visa é esse brotar que enche a Terra de filhos.
E a cosmogonia grega fala dessa beleza chamada vida : um pai que engole os filhos e os priva de identidade, um filho que destrona o pai, lutas pelo poder, o feminino que manobra e arma, o feminino introjetado que permite a perenização do poder, relações de força e de organização, de estruturação.
3 forças, 3 gerações, 3 esposas
3 filhos de Gaia, 3 levas de filhos
12 Titãs, 12 Deuses Olímpicos
Por que tudo é 3 ou múltiplo de 3 ? Essa é outra história.
Marly Peres