Você já deve ter ouvido essa expressão, talvez se perguntando o que ela quer dizer, exatamente.
Fazer Escola é transmitir a outras civilizações (não conquistadas pela força) seu modo de viver e pensar.
Civilizações mais antigas do que a grega não fizeram Escola. O modo grego de vida e de pensar foi transmitido aos romanos e em seguida à Europa – e assim a todo o Ocidente, se estendendo e implantando nas terras colonizadas por europeus.
Por isso prefiro considerar que somos uma civilização ocidental e não, simplesmente, judaico-cristã. Classificar uma civilização só pela religião é simplista, pois deixa de fora tudo o que é cultural. Ou seja, uma análise simplista. Falo disso da ótica do Supra-humano (Nietzsche) aqui no Blog, em Cabeça erguida.
Até mesmo numa simples série de TV – Big bang theory, isso aparece. Quando Sheldon, tentando explicar a Penny o que faz seu namorado, Leonard, ele começa com a frase “Numa manhã ensolarada na Grécia.” E quando é interrompido por ela, começa tudo de novo, voltando à tal manhã ensolarada na Grécia.
Esse processo histórico único começa com o aparecimento da escrita e culmina no surgimento do que hoje chamamos de ciência – naquela época, Filosofia.
Sem falar da geografia e da história, do teatro, da arquitetura, da poética, da literatura (com Homero), com a escrita (invenção do alfabeto) e da democracia.
sem falar dos arquétipos, nosso banco de dados. O que Jung tão bem chamou de inconsciente coletivo. Na verdade, valores representados simbolicamente por Deuses. Deuses que eu adoro, porque são divertidos e próximos. Eles têm lá suas preferências, mas sempre dão a nós humanos a chance de vencer, ou mostrar que merecemos algo. Não são arbitrários, nem injustos. Até porque são muitos e discutem entre si o assunto da vez.
Os mitos gregos têm uma vantagem: sempre se pode aproximar um deles de um assunto que nos aflige ou para o qual buscamos inspiração.
Acredite, é apaixonante !
Marly N Peres